top of page

Preparando uma viagem solo: por onde começar a planejar?

  • Foto do escritor: Amanda Damasseno
    Amanda Damasseno
  • 17 de jun. de 2019
  • 5 min de leitura

Começar a viajar sozinha é uma tarefa que requer coragem e organização. Por isso, neste texto você vai encontrar algumas dicas de como preparar uma jornada à solas.


ree

Ponta pé inicial:

Geralmente, a gente já tem aquele lugar dos sonhos, que cabe no orçamento. Quando você toma a coragem de planejar a primeira viagem sozinha é preciso que você faça uma busca mais detalhada do destino que você tem em mente.


A primeira questão é pesquisar qual época do ano se encaixa melhor no seu perfil de viagem. Se você só tem datas específicas que pode tirar férias, tente adaptar o seu estilo ao clima que fará no destino. Se você é uma pessoa que odeia frio, por exemplo, o sul do Chile não será uma boa opção no inverno. Se odeia calor, alguns lugares da América do Sul no auge do verão podem ser um transtorno.


Tendo a época do ano resolvida, veja quais são as melhores atrações para da estação. Há lugares que são mais atrativos no inverno, outros na primavera, outros que não são recomendados em determinadas datas por conta do excesso de chuvas, calor, neve, etc. Se a estação não combinar com o seu estilo de viagem e você não for uma pessoa que se adapta a qualquer situação é recomendável buscar uma que se encaixe melhor.


Ser mulher requer um planejamento mais cuidadoso por conta da segurança. Você não quer viajar e ficar presa no hotel por não ter coragem de sair sozinha. Pergunte para outras mulheres, até mesmo em grupos nas redes sociais, como elas avaliam a segurança no local. Friso a importância de perguntar para outras mulheres e não homens, pois, infelizmente, corremos outros perigos que eles ao viajar.


ree

Comprando as passagens:

Na hora de comprar as passagens é importante fazer pesquisas de outras datas, para que você possa ter uma noção se não está pagando um preço exorbitante na data escolhida.


Particularmente, eu sempre prefiro ir nos sites das companhias do que em buscadores, pois é difícil o preço final da compra não mudar quando você abre o site da empresa que te oferece o serviço. Essa é uma opção muito particular, mas eu tenho receio de ter qualquer problema e a companhia não querer se responsabilizar. Porém, há algumas operadoras de serviço que são bastante confiáveis.


Para viagens internacionais, é bom começar a cuidar os preços mais ou menos uns 5 meses antes e ver como eles vão alterando. Mas cuidado, deixar para comprar no último mês não é uma ideia tão boa, principalmente em uma data concorrida.


Eu gosto muito de fazer qualquer translado dentro do país que estou viajando de ônibus. As passagens de ônibus são compradas sempre no dia da viagem, no máximo no dia anterior, e no guichê da rodoviária. Isso é importante porque se acontecer qualquer mudança nos planos, você não está com todas as passagens compradas e não vai ter um tremendo prejuízo.


Caso você queira viajar de avião dentro do país tenha em consideração:

1. SEMPRE dar um tempo bom entre uma escala ou outra, geralmente eu não compro com menos de três horas, por qualquer imprevisto que possa ocorrer.

2. As empresas lowcost de muitos países NÃO incluem a bagagem de mão, somente a bolsa que entra como item pessoal e você precisa pagar à parte se tiver uma que ultrapasse as dimensões.



ree

Planejando o itinerário:

Para planejar o itinerário, você precisa estar ciente do tempo que tem, como vai se locomover e o que pretende ver.


Para uma primeira viagem a solas, eu sugiro mais ou menos uns dez dias, principalmente para que você possa conhecer o seu ritmo de viagem, que é muuuuuuuito diferente de viajar com outras pessoas. Deixe para organizar mesmo cada etapa do percurso um dia antes de fazer os passeios, não em casa sem nem ter pegado o avião ainda.


Leve em consideração o tempo de deslocamento entre os lugares e vá organizando o que poderá fazer em cada dia. Nunca deixando dois passeios cansativos juntos. Veja se você, para ir de um lugar ao outro, vai precisar de ônibus, trem e o que consegue fazer caminhando. Caso precise de um deslocamento de ônibus longo, procure fazer a noite. Nesse caso você economiza uma noite de hotel e não perde um dia de passeio.


Uma dica muito valiosa é não fazer um cronograma muito apertado e deixar tempo livre. Se você é uma pessoa que gosta de dormir até tarde, se permita acordar até umas nove da manhã, porque não dá para fazer passeio caindo de sono, mas dormir até o meio dia todos os dias é colocar dinheiro fora. Nem tente planejar cada segundo do seu dia. O bom de viajar sozinha é que você pode dispensar quanto tempo quiser para cada atividade sem precisar negociar com ninguém.


Além disso, busque sempre ser flexível. Se você tinha planejado subir um cerro, mas esta chovendo, adapte o seu dia conforme o clima, mas não deixe de fazer algo. Aproveite os dias ensolarados para atividades ao ar livre. Quando chegar no lugar, peça informações e adapte seus planos. Tem passeios que você faz super fora do seu plano e da sua zona de conforto que são maravilhosos.


ree

Hospedagem:

A hospedagem é preciso ser planejada conforme o seu estilo. Respeitar aquilo que você mais gosta é muito importante para ter uma viagem mais tranquila sozinha, sem ter que abrir mão de quem você é para se adaptar a algum esteriótipo de viajante.


Eu, por exemplo, sempre dou prioridade para hostel por dois motivos. Primeiro a questão custo-benefício, já que costuma ser mais barato além de ter espaço para cozinhar. Segundo pelo clima, que geralmente costuma ser mais amigável e ter outros viajantes na mesma situação. Se preferir ficar em hotel, esteja ciente que você vai pagar um pouco a mais, mas não vai precisar dividir quarto, nem banheiro e será mais seguro quanto a deixar dinheiro ou obejtos de valor no cofre do quarto.


Uso duas plataformas para conseguir hospedagem: Booking e Airbnb. Em nenhuma das duas eu escolho sempre a opção mais barata. Sempre leia os comentários e as avaliações, principalmente, as mais recentes. Se vou viajar por poucos dias, já faço todas as reservas assim que decido as passagens e as cidades para onde vou. Se tenho mais dias, reservo os primeiros 10 dias e depois vou decidindo o resto conforme o transcorrer dos fatos.


Dou prioridade para os lugares que oferecem café da manhã, cancelamento gratuito e que não exigem pré-pagamento. Além disso, é importante estar atenta a localização, se é fácil conseguir transporte público e se tem calefação (para dias de frio), ar-condicionado (para épocas quentes) e um bom chuveiro.


Por último e mais importante: esteja aberta a fazer novas amizades e a conhecer gente no caminho, é isso que faz a diferença entre uma viagem boa e uma viagem inesquecível.


Boa viagem!

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page